exíguo - definizione. Che cos'è exíguo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è exíguo - definizione

Dionysius Exiguus; Dionísio o Exíguo; Dionísio Exíguo; Dionísio, o Pequeno; Abade Dionísio

exíguo      
adj (lat exiguu)
1 Insuficiente.
2 Escasso, diminuto.
3 Pequeno.
4 Limitado. Antôn (acepção 3): amplo, grande.
Exíguo      
adj.
Pequeno; limitado: um rendimento exíguo.
Tênue.
Escasso.
(Lat. exiguus)
exíguo      
/z/ adj. (-1664 cf. JFBarEneid)
1 que tem pequenas proporções; pequeno, apertado, acanhado
escritório e.
2 que é escasso, insuficiente, precário
não se conformava com o salário e.
-etim exigùus,a,um 'pequeno, que tem pouca estatura, curto, estreito, exíguo'; cp. esguio ; ver ag- ; f.hist. 1664 exigua -ant amplo, grande; ver tb. antonímia de amplo

Wikipedia

Dionísio, o Exíguo

Dionísio Exíguo (em latim: Dionysius Exiguus; Cítia Menor, c. 470 – c. 544), também conhecido por Dionísio, o Exíguo (ou seja Dionísio o Menor, significando o Humilde), foi um monge do século VI, nascido na Cítia Menor, no que é actualmente a região de Dobruja, Roménia, membro da chamada comunidade dos monges da Cítia em Roma, versado em matemática e em astronomia, que se celebrizou pela criação de um conjunto de tabelas para calcular a data da Páscoa, levando à introdução do conceito de anno Domini, o ano do Senhor, a contagem dos anos a partir do nascimento de Cristo, ainda em uso e hodiernamente em geral referida como Era Comum ou Era Cristã. Vivendo em Roma desde cerca do ano 500, era um dos sábios da Cúria Vaticana, na qual traduziu da língua grega para a latina 401 cânones eclesiásticos, incluindo os cânones apostólicos e os decretos do Primeiro Concílio de Niceia, do Primeiro Concílio de Constantinopla, dos Concílio de Calcedónia e do Concílio de Sardes.

Também se lhe deve uma tradução para o latim de uma colecção de decretos papais (decretos apostólicos) referentes aos pontificados desde o papa Sirício até ao papa Anastácio II. Aquelas traduções foram muito influentes na estruturação doutrinária das igrejas ocidentais, mantendo-se na actualidade em uso alguns dos respectivos cânones.

Dionísio o Exíguo também escreveu um tratado de Matemática elementar. O venerável Beda intitula-o de abade, mas o seu amigo Cassiodoro, na sua obra Institutiones, refere-o como um simples monge.